MANIFESTO DOS 2ª E 3ª CLASSES DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA VALORIZAÇÃO X PLANO DE CARREIRA

Montagem criada BloggifO sonho está prestes a acabar __ teremos de acordar: Nos prometeram um Porche e eis que nos deparamos com um Karmann-Ghia em péssimo estado.
Decorridos quase um ano de alarde e promessas na tentativa de construção de um novo plano de carreira, defrontamos com a triste realidade de vermos nossas esperanças naufragarem ou esvairem como fumaça.

LEIA mais......


 É o velho jogo político permeado pela sofistica e artimanhas maquiavélicas pela desídia da honra e da palavra empenhada, triste condição humana constatada já na Grécia Antiga, onde o grande legislador Sólon, preceituando a compromisso na palavra escrita em substituição a falada pela fraqueza moral dos homens.
Após 8 anos da política nefasta de desvalorização dos funcionários públicos, terceirizações, arrochos salariais num mix de baixo neo liberalismo com características fascista,
Mas dessa vez seria diferente __ pensávemos __ administração nova, partido de esquerda, historicamente defensor da classe trabalhadora, compromisso de valorização de toda classe de servidores, presidente do sindicato correligionário do Prefeito, candidato e apoiador de campanha na legenda, Prefeito vestindo literalmente a camisa da Guarda Civil. Pura ilusão!
Mas alguns dirão: "O Plano de Carreira é bom!" __ Sem dúvidas que sim, não negamos. Mas para quem cara pálida? Diante de todo esse teatro, resta nos apenas a irônia e a denúncia, se é que não está explicita a situação.
Indubitavelmente não é satisfatório para os 2ªs e 3ªs classe, em grau menor para alguns 1ªs classe. Porque? Vamos por ordem:


Lembremos a todos que a justificação a implantação de um novo Plano de Carreira advêm do não cumprimento do atual Plano pela gestão anterior, tendo por consequencia a impossibilidade de acesso na carreira, somada as perdas salariais por fatores inflacionários.

Nessa conjuntura quem dentro as referencias e classes sofreu imobilidade na carreira, sem concorrer a concurso de acesso, por 10 anos? Eu digo concorrer e não gratuitamente ganhar ao sabor da sorte. Foi os Inspetores? Classes Distintas? Os 1ªs Classes?

Ao rigor da lei, digo, se fosse cumprido o atual Plano de Carreira, todos os níveis perderam algo, embora em menor parcela. Esse possibilitaria até agora de 3 a 4 concursos de acesso aos profissionais em todos os níveis, possibilitando a um 3ª classe alcançar a 1ª classe; ao 2ª Classe chegar a Inspetor a C.Regional; ao 1ª Classe a Inspetor de Agrupamento. Delírio? É a lei sancionada pelo Prefeito.

Mesmo assim, por toda a carreira os 2ª Classes, incluindo quando havia  classe única de guardas, ficou a contemplar a ascenção de todos na carreira sem sequer uma única chance de promoção, alguns desses estão a se aposentar; tamanha a discrepancia.

Dessa forma, o maior prejuízo e a maior injustiça a ser sanada, senão minimizada no processo histórico da GCM é aos atuais 2ª Classes.

Entretanto, assim como em 2004, mais uma vez vemos um tratamento desigual no critério de acomocadação do novo Plano, beneficiando quem menos perdeu e prejudicando os já mencionados prejudicados. Como?

- Fazendo alguns poucos favorecidos de outrora pegar carona no desfavorecimento dos 2ª Classes, perpetuando a antiga injustiça.
- Estabelecendo critérios restritivos de tempo aos 2ª e também aos 1ª classes quando o mesmo critério não é exigido CD, esse possuindo curso superior tambem dará 2 saltos na carreira. Mesmo não possuindo tempo e curso de nível superior, ainda assim será promovido.

- Quanto aos Inspetores poderem subir somente uma referencia, na prática a distancia hierárquica continua a mesma já que formam criados mais dois cargos abaixo dele em relação aos GCMs da base, em alguns casos ela até aumenta.

Assim o obstáculo é recolocado para constranger o caminho dos retardatários da evolução funcional, como é o caso do Classe Especial e do Subinspetor, degraus estes que não existiram para muitos que estão acima.
- Ainda sobre o cargo de Classe Especial não se encontrara no nível de supervisão, e no mesmo nível dos 3ª, 2ª, 1ª Classes, pois se integrasse o Nível II, deveria haver uma diferença salarial de 20% por mudança de nível, prejudicando mais uma vez a base.

- Ganha se 5% de reajuste, e perde-se 5% na redução da diferença das letras, da com uma mão tira com a outra. Somam-se a esses fatores aumento de responsabilidade.

Por último, porquê valorizar os Classes Distinta, Inspetores, Inspetores Regionais possuidores de curso de nível superior, excluindo os 1ª, 2ª, 3ª Classes? Acaso a Prefeitura, a Instituição e a população não se beneficia dessa condição na prestação de serviço dos 1ª, 2ª, 3ª Classes? Qual é o fundamento e o objetivo da política de formação continuada dos servidores e policiais?
Concluindo; no que se refere a progressão na carreira, nós 2ª e 3ª classes, também os 1ª classes ficam prejudicados neste quesito.

Quanto a questão salarial, os técnicos do Sempla ao elaborarem a nova tabela de vencimento, comparam-se a prestigitadores amadores ao apresentarem número tão ruim. Por incrível que parece terá que haver abono complementar para que alguns não tenham o salário reduzido, o que é inconstitucional. Absurdamente trocará parte dos proventos, esse direito adquirido, por abono correspondente. Já vislumbro uma "enxurrada de ações judiciais".

Assim para aqueles que ganham de R$ 4.000,00 a R$ 7.000,00, entendemos que não há o menor interesse em greve, isso é evidente, esses podem esperar. Enquanto nós não aguentamos mais!
Quando a falta de recuros, não esqueçamos que o Prefeito Haddad, renegociou a dívida com a União, o que desonerou sensivelmente as finanças de São Paulo. Contribui também o desmantelo da máfia dos fiscais pelo seu governo, que desviaram um valor de 1,5 bilhão aproximadade. Enquanto o custo do Plano de Carreira não chegaria a aumentar em 100 milhões a folha de pagamento.

Nos últimos anos o gasto com pessoal na PMSP tem caído de 37% para 30% (dados do Sindsep).
Deixemos bem claro; à Prefeitura e ao Sindguardas:
Somos 5350 dos 6.043 integrantes da GCM/sp, onde 693 não saem ou não sairão as ruas, em razão de seus cargos de oficiais.
Somos quem de fato realiza o trabalho da GCM.
Somos a parcela da corporação com maior nível de instrução.
Exigimos respeito da Prefeitura e do Sindguardas. Muitos já falam em desassociação em massa do sindicato, exoneração e licença da prefeitura, tudo as véspera da Copa do Mundo. É pelo interesse da maioria que voces devem trabalhar.

Ou nos represente ou falaremos por nós mesmos. Se estiverem cansados da luta, compreenderemos. Os nossos agradecimentos. Deixe que assumiremos daqui.

FONTE - A Mosca !!!!!!!

POSTAGEM